Como participar de leilão de veículos no DETRAN

O DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito – é responsável por fazer a fiscalização de veículos terrestres em todos os estados do Brasil. Como as ocorrências de irregularidades são constantes, muitos carros são apreendidos diariamente, o que acaba por deixar os pátios extremamente cheios. Para resolver esse problema de super lotação, o órgão realiza leilões abertos ao público. Se você quer saber como funciona esse evento e deseja comparecer futuramente, confira as nossas dicas e veja como participar de um leilão de veículos no DETRAN.

Como participar

leilao-detran-como-participar

Qualquer pessoa pode acompanhar os leilões realizados pelo DETRAN. Para descobrir as datas e horários de realização dos pregões, você precisa conferir o edital no site oficial do órgão. Neste passo a passo que mostraremos a seguir, vamos utilizar como base o site do departamento do Estado de São Paulo. Veja como funciona o procedimento.

1. Acesse o site www.detran.sp.gov.br;


2. Na página inicial, localize a sessão “Destaques” e clique na opção “Legislação”;

leilao-veiculos-detran-legislacao

2. Agora você deve clicar em “Leilões”;

leilao-veiculos-detran-leiloes

Na próxima página você terá à disposição dois editais: o primeiro traz as informações gerais do pregão (data, horário, local, etc), enquanto o segundo apresenta os carros que serão leiloados;

leilao-veiculos-detran-editais

4. Clicando em “editais de leilões de veículos apreendidos”, você verá uma tabela com as datas dos leilões na capital e no interior. Para conferir o edital completo, clique em “Download” na coluna “Edital”. Um arquivo PDF abrirá automaticamente;

leilao-veiculos-detran-veiculos-apreendidos

5. Clicando em “editais de notificações de veículos para leilão”, você verá outra tabela com as datas dos leilões na capital e no interior. Na coluna “Edital de notificação”, clique sobre o nome da cidade desejada. O sistema abrirá um arquivo PDF contendo as informações de todos os veículos que serão leiloados;

leilao-veiculos-detran-veiculos-para-leiloes

Como faço para dar lances?

Os lances são feitos diretamente no local do leilão. Caso o pregão seja apenas online, o DETRAN informará o site no edital.

Por que os carros são leiloados?

Os veículos são leiloados por já estar há mais de 90 dias no pátio do órgão. Normalmente são automóveis apreendidos pela Polícia Militar. Eles não têm documentação em ordem, ou seja, podem acumular atrasos com IPVA, multas e licenciamento. Existem diferentes modalidades de leilão organizadas pelo DETRAN. Veja as classificações:

  • Sucata veicular para reciclagem vendida por peso
  • Veículos em fim de vida útil para desmonte
  • Veículo com direito a documento

Entre essas opções, apenas os autos “com direito a documento” podem voltar a circular novamente.

Ficarei com alguma dívida?

Quem compra um veículo no leilão do DETRAN não herda a dívida que o veículo já tem. Quem terá que prestar contas com o órgão será o antigo dono do veículo, caso o valor de venda não cubra as dívidas que o carro tem.

 Quando poderei retirar o veículo?

O veículo poderá ser retirado somente após o pagamento e a transferência de proprietário. A regularização para que a transferência é de responsabilidade do comprador. Lembrando que os veículos arrematados e não retirados do pátio do órgão podem ser novamente leiloados em até 90 dias.

Que tal olhar em sua cidade o próximo leilão que ocorrerá para poder, quem sabe, arrematar algum veículo por um preço baixo? Aproveite esta oportunidade. Participar de leilões é uma ótima forma de adquirir veículos por um valor abaixo dos valores exibidos na Tabela FIPE.

Se essa informação sobre os leilões do Detran foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.