Muitas pessoas apaixonadas pelas duas rodas têm o sonho de adquirir uma motocicleta em algum momento da vida. Comprar um modelo zero quilômetro seria o melhor dos mundos, mas enquanto essa opção ainda não for possível, existe a alternativa de apostar em uma versão usada. Se você tiver paciência e fizer uma procura criteriosa em sites de classificados e nas feiras livres, são grandes as chances de encontrar uma “máquina” bem conservada por um valor justo.
E para te ajudar nesta tarefa, você pode contar com o auxílio da Tabela FIPE de motos usadas 2017. Este recurso online fornece todas as condições para você pesquisar preços de motocicletas de mais de 80 marcas diferentes. O sistema permite a você consultar os índices de milhares de modelos fabricados a partir de 1990.
Como consultar
Fazer a consulta na Tabela FIPE é bastante simples. Em poucas etapas você consegue descobrir o valor médio da moto que você quer negociar. Veja o passo-a-passo que preparamos e aprenda a pesquisar.
1. Acesse o site oficial da FIPE pelo endereço www.fipe.org.br.
2. Clique na opção “Índices e Indicadores” localizada no topo do site.
3. Role a página até o final e clique na opção “Preço médio de veículos”.
4. Na próxima tela você vai dar início à pesquisa. Clique em “Consulta de Motos”.
5. Selecione e opção “Pesquisa Comum” e escolha o mês de referência.
6. Agora você precisa escolher a marca e o modelo que deseja saber o valor. Na nossa pesquisa escolhemos uma Dafra Smart 125cc ano 2015. Clique em “Pesquisar” quando tiver finalizado.
7. O site vai exibir uma tabela com as informações da moto e o preço médio no mês de referência que você escolheu. E assim a pesquisa está concluída.
Sobre a FIPE
A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Tecnológicas) é uma entidade ligada à Universidade de São Paulo (USP). Além de desenvolver as tabelas de preços de carros, motos, caminhões e micro-ônibus, a FIPE também projeta índices nas áreas de imóveis, preços regionais, preços ao consumidor, obras públicas, entre outros.
Como o preço da moto é determinado
Os preços exibidos na Tabela FIPE de motos usadas são definidos a partir de diversos cálculos extraídos de indicadores da economia brasileira. A credibilidade da tabela é tão grande que ela é usada como principal referência nas negociações de agências de veículos, concessionárias, seguradoras e negociantes particulares.
O que você precisa saber
Todos os valores exibidos pela Tabela FIPE são confiáveis, no entanto, ela é apenas um indicador para as negociações. Isso não significa que você vai comprar ou vender uma moto usada exatamente pelo preço exibido na FIPE. Há uma série de fatores que podem baratear ou encarecer um modelo, como o estado de conservação, a região em que a motocicleta se encontra, acessórios instalados, entre outros.
Essa foi a nossa explicação para você aprender a consultar a Tabela FIPE de motos usadas. Se ela foi útil para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.