O Fiat Uno começou a ser fabricado no Brasil em 1984, mas foi somente a partir de 1990 que ele ganhou popularidade e se tornou um dos carros mais queridos entre os consumidores brasileiros.
No início da década, mais precisamente em agosto de 1990, o governo do então presidente Fernando Collor anunciava um incentivo fiscal para carros com menos de 1.000 cilindradas. As montadoras que produzissem automóveis nessas condições teriam redução de 50% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
A Fiat mostrou agilidade, adaptou o motor da versão anterior e em apenas dois meses lançou um modelo batizado de Uno Mille. Naquela época, poucos poderiam prever que o carrinho seria tão bem sucedido e teria uma história de mais de 20 anos.
Embora fosse um modelo de entrada, fatores como a economia de combustível e o cuidado com o acabamento interno chamaram a atenção dos motoristas. O Uno ganhou a confiança do público e “nadou de braçada” ao figurar sozinho no segmento de carros mais populares.
Concorrência
Em 1991, o Gol 1000 e o Chevette Junior chegam ao mercado e aumentaram a concorrência. Porém, mesmo com a aparição dos novos oponentes, o hatch da Fiat continuou firme nas vendas e abria o caminho para se consolidar como um dos maiores sucessos da montadora italiana.
Fim da produção
O encerramento da produção do Mille estava previsto para os últimos anos da década de 1990, quando a Fiat lançou o Palio. No entanto, o hatch resistiu ao surgimento do novo carro e prosseguiu com boas vendas em todos os anos que se passaram.
O fim definitivo só aconteceu, mesmo, em dezembro de 2013. As legislações de segurança brasileiras passaram a exigir freios ABS e airbags frontais em todos os veículos nacionais fabricados a partir de janeiro de 2014.
Como as adaptações necessárias para implementar os sistemas demandavam uma série de alterações no projeto do carro e se mostravam economicamente inviáveis, a Fiat decidiu encerrar a produção do Mille.
Versões do Fiat Uno Mille
Entre outubro de 1990 e dezembro de 2013, o Uno Mille teve duas gerações e inúmeras versões diferentes. Na parte mecânica, o hatch contou com melhorias no motor e recebia atualizações de acordo com o avanço tecnológico dos componentes. À medida do tempo, o “Uninho” ganhou catalisador, injeção eletrônica e ignição digital.
As opções de acessórios também passaram a ficar mais abrangentes e deixaram o carro mais completo. Vidros e travas elétricos, além da direção hidráulica, atraíram ainda mais a atenção dos consumidores.
Do ponto de vista estético, em 1994 o Mille ganhou novas grades e faróis mais baixos. Ao longo de sua trajetória, outros componentes como o revestimento dos bancos e o painel de instrumentos foram modernizados e se tornaram mais atraentes. Além disso, o modelo também passou a ser produzido com 4 portas.
A mudança mais profunda no visual aconteceu somente em 2001, quando o Uno ficou um pouco mais arredondado, recebeu novos faróis e apresentou uma grade frontal reestilizada.
Essas são algumas das versões que você vai encontrar para consultar o preço do Uno Mille na Tabela FIPE:
- Uno Mille ELX 2p e 4p
- Uno Mille 1.0 Eletronic
- Uno Mille 1.0 Fire
- Uno Mille 1.0 i.e.
- Uno Mille 1.0 Brio
- Uno Mille Celebration Way
- Uno Mille Grazie 1.0
- Uno Mille EP 2p e 4p
- Uno Mille SX 2p e 4p
- Uno Mille SX Young
- Uno Mille Way Economy
- Uno Mille EX Smart 2p
- Uno Mille EX Smart 4p
Consultar o preço na FIPE
Se você está interessado em negociar um Fiat Uno, a partir de agora nós vamos explicar o que você precisa fazer para consultar o preço do carro na Tabela FIPE. Confira o passo-a-passo e veja como é simples descobrir o valor do modelo que você deseja.
1. Entre no site oficial da FIPE digitando o endereço www.fipe.org.br.
2. No menu da página inicial, você clica em “Índices e Indicadores”.
3. Agora você deve rolar a página até o final e clicar no botão “Preço médio de veículos”.
4. A partir de agora começam os procedimentos da pesquisa. Para iniciar, clique em “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”.
5. Selecione a opção “Pesquisa Comum” e depois escolha o mês de referência.
6. No campo 1 selecione Fiat. No campo 2, escolha o modelo e o ano do “Uninho” que você deseja saber o preço. Na nossa pesquisa, nós escolhemos um Uno Mille Way Economy ano 2010. Para descobrir o valor, é só clicar em “Pesquisar”.
7. Em seguida, será exibida uma tabela com os dados pesquisa.
- Mês de referência
- Código FIPE (você pode guardar esse código para fazer outra pesquisa posteriormente)
- Marca
- Modelo
- Ano de fabricação
- Autenticação
- Data da consulta
- Preço médio
E dessa forma você finalizou a sua pesquisa na Tabela FIPE.
Essas foram as principais orientações para você aprender a consultar o preço do Uno Mille. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.