Tabela FIPE Ceará

A tabela FIPE Ceará é um recurso bem conhecido e que serve para averiguar quanto um veículo está custando, seja ele novo ou usado.

Com isso, os vendedores e compradores ficam a salvo de golpes ao fazer negócios e têm a garantia de que estão se baseando em informações confiáveis.

Desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, essa tabela começou servindo de base para o setor de Economia da Universidade de São Paulo (USP).

Com o passar do tempo, ela foi estendida para todos os outros Estados e passou a servir para orientação de vendedores e compradores pelo país todo.


Na realidade, a FIPE criou a tabela FIPE original, que foi adaptada para fornecer informações sobre cada Estado em separado.

Tabela FIPE Ceará


Tabela FIPE oficial

A tabela FIPE original mencionada acima também é chamada de “oficial”.

Isso acontece porque ela foi a primeira a ser criada, recebendo depois modificações para virar a tabela FIPE CE e a dos outros Estados.

As versões criadas a partir da tabela FIPE oficial não são menos confiáveis, já que a sua base de dados é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A diferença é que essas tabelas têm a função de “afunilar” a estimativa de preço apenas para a UF de interesse.

A pessoa que faz a pesquisa de preços usando a tabela oficial vê informações sobre aquele veículo no país todo: ela ficará sabendo quanto aquele Gol, por exemplo, custa no Brasil e não no Ceará, na Bahia, no Rio Grande do Sul, etc.

Apenas usando as tabelas não-oficiais ou secundárias é que se tem o afunilamento dessas informações para que o cidadão descubra exatamente o que tem necessidade.


Tabela FIPE Ceará iCarros

Encontra-se a tabela FIPE CE no site iCarros: na realidade, ele possibilita que o cidadão escolha qualquer Estado e veja os preços praticados apenas ali.

Para consultar:

  • Acesse o site iCarros clicando aqui;
  • Selecione “Ceará”;
  • Forneça os dados do veículo;
  • Forneça um e-mail.

Vale frisar que o link fornecido é apenas para a consulta de preços de automóveis. Para a consulta de preços de caminhões, deve-se clicar aqui.

Já para saber os preços de motos no Ceará, é preciso acessar aqui.


Tabela FIPE Ceará Webmotors

A tabela FIPE CE também está disponível no site Webmotors, que se limita a divulgar os preços de motos e de automóveis.

Para a consulta:

  • Abra o site da Webmotors aqui;
  • Selecione um tipo de veículo;
  • Selecione “Ceará”;
  • Insira todas as informações pedidas sobre o veículo.

Tabela FIPE verdadeira

Se, além de usar a tabela FIPE CE, você também quiser ver o preço de um veículo em perspectiva nacional:

  • Clique aqui para ir ao site oficial da FIPE;
  • Selecione o tipo de veículo;
  • Insira as informações

Destaca-se que a FIPE mostrará, junto ao preço médio, o código do veículo.


Tabela FIPE código

A tabela FIPE tem um código para cada um dos veículos incluídos nela e, por meio desse código, o cidadão pode encontrar mais facilmente o preço médio.

Sendo assim, em vez de precisar fornecer diversos detalhes sobre o modelo do veículo, bastará que a pessoa insira o código para que ele logo seja encontrado no banco de dados.

Contudo, muita gente não sabe o código FIPE do seu veículo e nem o código do veículo que querem comprar.

Para descobrir isso, há duas formas: perguntar abertamente a quem está vendendo ou entrar em contato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas usando o e-mail veiculos@fipe.org.br.


Tabela FIPE revenda

A tabela FIPE CE permite que as pessoas descubram o preço de compra, de venda e de revenda.

Quando alguém tem um veículo e quer revendê-lo, é preciso considerar que ele pode já estar um pouco ultrapassado, o valor do seu combustível, provavelmente, sofreu reajustes, etc.

Sendo assim, não será possível vender o veículo pelo mesmo preço que se pagou na compra: terá de ser aplicado o preço de revenda, que tende a ser mais baixo.

Por exemplo: uma pessoa que comprou um Ford Ka em 2000 e pagou R$ 20.000,00, provavelmente terá de vender esse veículo por um preço menor (o preço de revenda).

Há situações, porém, em que o preço de revenda é mais alto que o preço de compra.

Isso acontece quando o veículo em questão é um colecionável ou quando ele sofreu modificações positivas, como uma blindagem.


Baixar tabela FIPE

Tabela FIPE Ceará

Não dá para baixar a tabela FIPE CE e nem a tabela oficial; entretanto, pode-se fazer o download do aplicativo desta última nas lojas dos sistemas IOS e Android.

O aplicativo é gratuito, mostra valores para todos os tipos de veículo e o passo a passo para a consulta da tabela não muda.

Todavia, o aplicativo da FIPE deve estar atualizado para que os preços realmente sejam os que estão em vigor.