Como funciona a consulta da Tabela FIPE oficial

Confira as instruções e saiba como fazer a consulta tabela FIPE oficial

Para comprar qualquer tipo de veículo, estar certo do seu valor é fundamental, e nada como receber essa informação de um especialista.

É isso que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) proporciona com a sua tabela: informações confiáveis levantadas por especialistas.

Aliás, quem quer se desfazer de algum veículo não pode fechar negócio sem se informar com a FIPE.


Sendo assim, entenda como funciona a consulta da tabela FIPE oficial.


Como surgiu a Tabela FIPE oficial

Como surgiu a Tabela FIPE oficial

A tabela oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas foi desenvolvida pela primeira vez para que os estudantes de economia da USP consultassem informações confiáveis.

Assim, os funcionários da FIPE tinham a tarefa de abranger o máximo possível de compra e venda de veículos em São Paulo e fazer o levantamento dos preços praticados.

Depois de um tempo, entendeu-se que esse serviço também seria altamente benéfico para o resto da população: todo mundo, em qualquer parte do país, deveria poder consultar uma fonte especializada em preços de veículos,

Foi assim que a tabela FIPE oficial se espalhou por todos os demais Estados do país e, agora, vendedores e compradores de qualquer lugar conseguem ver o preço médio do veículo, tudo gratuitamente.


Vantagens da tabela FIPE oficial

Com a consulta da tabela FIPE oficial, tanto vendedores quanto compradores ficam mais confiantes com relação aos preços praticados.

Quem já fez a venda de qualquer coisa tem consciência de que colocar um preço muito alto afasta os consumidores.

No entanto, é verdade que esses vendedores não podem colocar preços excessivamente baixos nos seus produtos porque não haverá lucro.

A dificuldade de muitos é exatamente encontrar um preço mediano, que ofereça bastante chance de o veículo ser vendido.

A consulta da tabela FIPE oficial serve para isso: os especialistas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas oferecem informações certeiras sobre quanto se está cobrando normalmente por determinado veículo – e naquele Estado.

Inclusive, é bom lembrar que a FIPE informa sobre os valores praticados em cada UF do país.

Para os compradores de quaisquer veículos, as vantagens da consulta na tabela FIPE oficial também são grandes, com a mais expressiva sendo a economia.

Sabendo qual é o valor médio do carro, moto ou qualquer outro veículo que deseje adquirir, o consumidor fica mais protegido contra práticas abusivas por parte dos vendedores.


Como fazer a consulta da tabela FIPE oficial

A consulta da tabela FIPE oficial funciona de forma bem simples, e vale a pena lembrar ao consumidor que ela é completamente gratuita.

O passo a passo para se informar sobre o valor de qualquer veículo é o seguinte:

  • Acesse o site da FIPE aqui;
  • Role até o final da página e encontre uma tabela com vários tipos de veículos;
  • Clique em caminhões/micro-ônibus, carros/utilitários pequenos ou motos;
  • Escolha entre a pesquisa com o código da FIPE ou com as características do veículo;
  • Clique em “Pesquisar”.

A Apple Store e a Google Play Store distribuem o aplicativo oficial da FIPE, com o qual também se pode realizar a consulta de preços médios:

  • Baixe e instale o app Tabela FIPE – Preço médio de veículos;
  • Siga o mesmo passo a passo acima.

Cabe lembrar que os dados da tabela FIPE oficial sofrem mudanças periódicas, acompanhando as mudanças na vida financeira de cada Estado.

Apesar de o mais comum é que a atualização dos preços médios ocorra uma vez por ano, também é possível que ela aconteça mais frequentemente.

Pensando nisso, indica-se que o consumidor que quer negociar a compra ou venda de um veículo faça a consulta na tabela FIPE oficial imediatamente antes do processo e que a imprima.

Dessa forma, constará o mês de referência, o que garantirá à outra pessoa que o preço solicitado é o corrente no momento da transação.


As variações  da tabela FIPE oficial são confiáveis?

O artigo explica como funciona a consulta da tabela FIPE oficial justamente porque há variações não-oficiais dessa tabela.

Uma delas é da Webmotors, um site muito visitado por quem está vendendo os veículos ou pesquisando preços de compra.

Além disso, o UOL também oferece uma tabela semelhante à da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Essas duas tabelas mencionadas são confiáveis porque são baseadas nos dados da FIPE.

A razão para os dois sites a oferecerem é apenas a comodidade do internauta: com isso, quem está no site da Webmotors ou da UOL não precisa abrir outra guia e ir ao site da FIPE.


É obrigatório usar a tabela FIPE oficial para negociar veículos?

É obrigatório usar a tabela FIPE oficial para negociar veículos?

A consulta da tabela FIPE oficial serve como uma segurança extra para compradores e vendedores, mas é necessário lembrar que ninguém estará agindo contra a lei se precificar o seu veículo acima ou abaixo do indicado.