Um número grande de motoristas tem escolhido adquirir os carros usados e existem várias justificativas.
A primeira é que os veículos usados são sensivelmente mais baratos, apesar de as concessionárias oferecerem qualidade: já se foi o período em que comprar um carro desses significava ter um veículo avariado ou com menos potência.
Até mesmo quem vende o seu próprio carro, sem usar concessionária, procura oferta-lo em bom estado, inclusive com a documentação regular.
Afinal, existem milhares de carros usados à disposição e o vendedor que não é criterioso acaba sem fazer a venda.
Porém, os documentos para comprar um carro usado precisam ser conhecidos, já que esse é um bem durável e qualquer equívoco pode até anular a transação.
Além das explicações oferecidas aqui, o comprador pode tirar mais dúvidas com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), sendo interessante ter um mecânico de confiança também para fazer uma análise do carro e descobrir se existem avarias que o vendedor não mencionou.
Documentação exigida para compra de veículo usado
Na verdade, quem precisa providenciar certas documentações são os vendedores do veículo usado: o comprador precisa ter o dinheiro apenas; se ele for o condutor, também é recomendado ter CNH, mas muitas pessoas compram o automóvel antes mesmo de estarem habilitadas apenas porque o valor está atrativo.
A documentação necessária para esse tipo de compra será Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), comprovante de pagamento do IPVA, decalque do chassi, comprovante do seguro obrigatório e recibo de transferência.
Os compradores devem ter atenção a algumas particularidades: o comprovante de transferência, por exemplo, precisa estar com a firma reconhecida e ter assinatura.
Os comprovantes de pagamento do IPVA precisam englobar o mês da venda e os dois anteriores.
Se a compra do veículo foi em julho, os comprovantes devem ser de julho, de junho e de maio.
Será necessário ainda CPF, carteira de identidade e comprovante de residência, inclusive de quem vai comprar o carro. Aliás, toda a documentação sempre precisa ter uma xerox.
Documentos necessários para compra de veículo usado financiado
As pessoas que têm um veículo financiado também podem vende-lo, mas é necessário ter cuidado: o comprador deve estar completamente ciente de que o veículo em questão ainda está sendo pago e que ele ficará com as parcelas seguintes.
Também é necessário esclarecer quando há atraso no financiamento, já que é o novo proprietário que deverá arcar com ele depois de realizada a transferência no Detran.
Há tipos variados de financiamentos e o comprador tem de pedir ao vendedor o comprovante dos pagamentos e do contrato.
Além disso, é primordial que ele exija o documento de transferência e que ele esteja, como já explicado, com a firma reconhecida e assinado.
Para quem está comprando a participação em um consórcio, é importante consultar a administradora para saber se o indivíduo poderia mesmo estar vendendo o veículo.
Na eventualidade de o consórcio não permitir esse tipo de venda, a transação não será reconhecida e o comprador ficará sem o carro.
Quanto custa a documentação do veículo usado?
Normalmente, é preciso pagar somente a transferência do veículo e o seu laudo de vistoria (que também é indispensável).
A observação a fazer é que não há um valor fixo: o Detran de cada UF tem a sua tabela de valores e é preciso consultar diretamente o órgão.
O dito acima é para os veículos que estão com seus impostos e documentações em dia.
No caso de o comprador precisar regularizar algo, os custos serão maiores; suponha-se que um veículo usado está sendo vendido por um excelente valor, mas tem duas parcelas de IPVA atrasadas.
O comprador pode concordar em arcar com essas duas parcelas, ou seja, será mais caro.
Quando o veículo usado sai de uma concessionária, é comum que o comprador não tenha de cuidar da documentação: por um valor a mais, o próprio estabelecimento faz isso.
Se a transação é com o proprietário atual do veículo, pode-se dividir o custo da documentação ou acertar um abate para que o comprador pague por ela também.
Passo a passo para comprar um veículo usado
Uma das primeiras providências precisa ser consultar se o veículo é regular: uma consulta usando a placa, por exemplo, vai dizer se ele é roubado.
Observar se o RENAVAM está correto, assim como as outras documentações, é mais um cuidado importante.
A condição específica do veículo também deve ser considerada pelo comprador, e é por isso que se indica ter um mecânico de confiança e requisitar o laudo mais recente da vistoria.