Adquirir um carro usado é uma opção cada vez mais real para as famílias brasileiras: além de os veículos 0Km serem bem mais caros, as pessoas que ainda não têm grande experiência no volante podem se dar melhor com os veículos usados.
Contudo, os procedimentos para comprar esse tipo de carro são diferentes, incluindo a atenção às suas características e à sua procedência. Há ainda documentos específicos que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) precisará registrar, como a transferência.
Procedimentos para compra de veículo usado particular
A transferência, citada acima, é um dos primeiros procedimentos que o novo dono precisa solicitar. Quando feita, o Detran passa a ficar consciente de que o dono do veículo mudou: assim, as multas e quaisquer problemas serão direcionados ao novo proprietário.
Ainda que seja um veículo particular, será importante fazer uma revisão antes de a venda ser consolidada. Existem vendedores de carros usados que tentam repassá-los depois de enchentes ou com danos sérios que não são identificados por quem não é especialista.
Passo a passo compra de veículo usado
Primeiro, o comprador tem de procurar por uma concessionária que seja certificada. Se o veículo vai ser vendido fora de uma concessionária, ou seja, diretamente com seu proprietário, é necessário avaliar se há atitudes suspeitas, se os documentos estão disponíveis e se existem débitos com o Detran.
É recomendado pedir ao vendedor um documento que mostre que não há dívidas de licenciamento, de IPVA e outros. Se esse documento disser que existem esses débitos, fica a critério do comprador efetivar a transação ou desistir.
Como comprar veículo usado com segurança
A primeira forma de ter certeza da segurança da transação é preferir uma concessionária e que seja reconhecida. Também é importante confirmar qual é o IPVA desse veículo: eventualmente, ele pode ser muito elevado e isso, em conjunto com a mensalidade, pode se tornar um investimento muito pesado.
Ficar sabendo sobre as possíveis dívidas de IPVA também é primordial quando se compra um carro usado: há vendedores que não são completamente claros com relação a esses débitos justamente para que os compradores não desistam. É por isso que pedir um documento de comprovação é muito importante, assim como confirmar que o licenciamento está feito.
Para quem compra algum carro com o seu proprietário, deve-se requisitar uma comprovação de que a pessoa é mesmo a dona do automóvel. Infelizmente, é possível que terceiros vendam o automóvel e, quando o verdadeiro dono descobre, o comprador percebe que sofreu uma fraude.
Documentos para comprar veículo usado
Certos documentos merecem muito cuidado dos compradores de carros usados, incluindo o número do chassi e também o RENAVAM. Os comprovantes de licenciamento feito não podem ser esquecidos, além de perguntar se o veículo foi recentemente vistoriado.
Como funciona a transação de compra e venda de veículo usado
O primeiro procedimento diz respeito à transparência: quem vai vender um veículo usado tem de comunicar aos interessados se existem débitos de impostos. Também é indicado fazer uma revisão veicular antes de pôr o automóvel à disposição: isso trará credibilidade para quem está vendendo.
O vendedor também deve realizar o licenciamento obrigatório e ter todos os documentos do veículo. Mantê-lo bem conservado para apresentar aos compradores é outra regra, indicando-se mostrar que a documentação dele existe.
Vantagens de compra de um carro particular
Comprar um veículo particular usado tem diversos benefícios, sendo o principal a economia.
É por isso que os compradores têm de considerar se a manutenção será muito cara e se existem dívidas.
Além disso, os interessados em veículos particulares usados devem comprar os que condizem mais com as suas necessidades: quem não deseja ter filhos tão rapidamente pode escolher, naquele momento, um veículo menor.
Quanto custa a documentação de veículo usado
Para realizar a transferência de um veículo usado é preciso saber a tabela de preço do Detran daquele Estado.
Além disso, esse valor vai ser mudado se o vendedor ainda não tiver providenciado o licenciamento: em alguns Estados, a documentação pode chegar a mais de R$ 280,00.
Mesmo que exista a tentação de não fazer a transferência imediatamente porque se trata de um valor um pouco alto, esse é um risco grande, pois o veículo ainda será propriedade do vendedor, mesmo que se passem anos desde a venda. Com isso, é preferível que se faça o investimento na documentação.
Documentos necessários para compra de veículo novo
Quem vai comprar um veículo novo também tem certos documentos a apresentar: CPF, RG, comprovante de residência, RENAVAM preenchido, decalque do chassi que esteja legível, cópia da nota fiscal e comprovante de pagamento do emplacamento e do registro.
Cabe ressaltar que os veículos novos, geralmente, já são entregues aos noivos proprietários com a documentação pronta. Todavia, há concessionárias que não fazem a parte documental e, nesse caso, o comprador precisa ir ao Detran.