Saiba como funcionam as regras para financiar carro usado Caixa
Mesmo que os automóveis estejam sendo comprados com mais facilidade, ainda se trata de um bem caro: por isso, o financiamento é muito importante para facilitar.
Escolhendo o financiamento da Caixa Econômica Federal, ela se torna proprietária do veículo enquanto a pessoa paga as parcelas. Uma vez que os pagamentos terminam, ela faz a transferência para o nome do cliente.
É claro que existem diversas financeiras que também financiam veículos, mas é indispensável que elas sejam de confiança e é essa a razão pela qual a Caixa é tão recomendada: é quase impossível que o cidadão termine o pagamento e não tenha o veículo transferido para o seu nome.
É simples contratar o financiamento: deve-se ir até uma agência e pedir aos atendentes. Depois de verem comprovante de renda e documentos pessoais, será realizada a análise de crédito; devido a isso, as pessoas que têm restrição no SPC Serasa não podem financiar.
No caso de a avaliação da Caixa Econômica ser positiva, o cidadão será orientado sobre a continuação do procedimento. Se for negativa, mas a pessoa não tem nome sujo, pode tentar o financiamento de um carro mais barato.
Como funciona o Salão Auto Caixa
Apesar de diversas solicitações de financiamento automotivo chegarem à Caixa todos os dias, ela tem um evento especial para quem precisa comprar um veículo: é o seu Salão Auto.
Há diversos modelos e também facilidades para os financiamentos, sem contar que os valores dos automóveis e das parcelas também podem ser mais atrativos em eventos assim.
Normalmente, as pessoas também conhecem esse Salão Auto como o famoso Feirão Caixa: há até a versão “Feirão Caixa – Casa da Casa Própria”, que é para facilitar o financiamento de imóveis.
Não é preciso fazer inscrição para estar no Salão Auto e ele acontece em várias concessionárias: elas são parceiras desse banco e apresentam o financiamento com condições especiais.
As concessionárias cadastradas têm um adesivo do Salão Auto e basta dizer ao vendedor que se quer comprar utilizando essas vantagens.
Dá para fazer compras nesse feirão várias vezes por ano e as informações sobre ele podem ser acompanhadas em http://www.salaoautocaixa.com.br/.
Se quiser, os funcionários da Caixa podem explicar o Salão Auto e os seus benefícios pessoalmente, em qualquer agência.
Documentos para financiamento de carro usado pela Caixa
Além de não ter restrições no nome, quem pede o financiamento de veículos tem de levar os documentos corretos à concessionária e ao banco.
Costuma ser pedido comprovante de renda atual, comprovante de que não há débitos no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), CPF, nota fiscal do automóvel ou DUT e RG.
O requerente do financiamento precisa confirmar que o seu CPF não tem nenhuma irregularidade na Receita Federal. Para essa consulta, ele terá de acessar http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/comprovante-de-situacao-cadastral-no-cpf.
Se o CPF não estiver regular, pode existir alguma discrepância de dados cadastrais ou mesmo de declaração de imposto de renda.
Desse modo, é obrigatório ir ao posto da Receita Federal e regularizar as pendências antes de solicitar o financiamento de carro pela Caixa Econômica.
Simulação de financiamento de veículo usado na Caixa
A simulação é uma etapa prévia importante porque vai mostrar ao consumidor se aquele financiamento de carro realmente cabe na sua realidade.
O simulador usado deve ser o próprio da Caixa Econômica, que é encontrado em http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/veiculos/credito-auto-caixa/Paginas/default.aspx.
Clicando em “Simule Aqui”, o sistema solicitará dados sobre o automóvel que será financiado e em quanto tempo a pessoa deseja pagar.
O resultado será quantas parcelas serão disponibilizadas e o valor delas. Se o indivíduo achar que as parcelas estão muito altas ou muito numerosas, basta simular com outro veículo.
Às vezes, o simulador pode não ser suficiente para tirar todas as dúvidas ou mesmo pode não estar disponível. Se isso acontecer, o interessado em financiar pode levar sua documentação a uma agência da Caixa e pedir para o funcionário realizar a simulação.
Financiamento de moto é muito diferente do financiamento de carro?
As pessoas que fizeram financiamento de moto e estão pretendendo comprar um carro usado passarão por um processo semelhante: desde a simulação até a autorização ou não da Caixa.
Todavia, há uma restrição sobre o tempo de uso: esse banco não permite o financiamento se o automóvel foi fabricado há mais de dez anos.
Posso vender o carro usado financiado pela Caixa?
Muitas pessoas fazem financiamento de veículos e depois querem vende-los porque fica difícil quitar as parcelas.
Teoricamente, não há impedimento para essas vendas, desde que a Caixa Econômica Federal autorize.
O cliente precisa saber que o automóvel é do banco até a última parcela ser paga; por isso, ele não pode vender se não tiver a permissão do real dono.
Se a Caixa Econômica autorizar a venda do financiado, a pessoa que comprar o carro será a responsável por pagar as parcelas que faltarem e a transferência será para ela.