Consulta tabela FIPE do Corsa Classic

Neste artigo nós apresentamos todas as informações para você consultar a Tabela FIPE Corsa Classic do jeito certo

O Corsa Classic é um dos veículos mais populares no país e há tempos: de grande porte, é uma escolha comum de quem precisa transportar muitas coisas ou tem crianças.

Feito pela Chevrolet, é quase impossível passar por uma concessionária e não ver um Classic dentre os veículos disponíveis; por isso, fique sabendo como a FIPE ajuda os compradores a achar o valor justo.


A tabela FIPE é confiável para consulta o preço do Corsa Classic?

A tabela em questão é feita por pessoas que avaliam de forma metódica a variação de preço.


O termo “FIPE” corresponde a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que faz pesquisas sobre veículos de dezenas de montadoras.

No seu começo, a FIPE tinha a incumbência de fazer o levantamento de preços para a Universidade de São Paulo.

Por causa do seu potencial de ajudar os compradores e vendedores, a tabela se expandiu, passando a mostrar os preços médios do Classic e de outros veículos em todos os lugares do Brasil.

A maneira como a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas faz o levantamento dos preços confirma a sua confiabilidade.

Para que os preços publicados por ela reflitam a realidade, ela colhe dados em várias concessionárias nos Estado.

Por exemplo, para a definição dos preços do Corsa Classic em Santa Catarina, a FIPE precisa ir a todas (ou quase todas) as concessionárias do Estado recolhendo os preços do veículo.

Depois disso, ela faz a média, mas antes exclui da conta todos os preços que não estão na mesma faixa que o restante, ou seja, que estão muito divergentes.

Consulta tabela FIPE do Corsa Classic


Como a tabela FIPE para Corsa Classic protege os consumidores e os vendedores

Usar a tabela FIPE torna mais difícil que os consumidores sejam enganados na hora de adquirir o veículo.

Algumas pessoas que vendem o seu próprio carro e concessionárias podem subir demais o seu preço, com a intenção de ganhar mais.

Contudo, muitas vezes, o carro à venda não vale aquele preço e o consumidor, sem ter um parâmetro para avaliação, acaba comprando e perdendo dinheiro.

Se esse consumidor acessa a tabela FIPE antes da compra e consulta o preço médio do carro para aquele Estado, saberá se o valor pedido está justo ou se ele pode estar sendo enganado.

Caso o preço do Corsa Classic pedido pelo vendedor seja mais alto, ele poderá pedir com mais propriedade as justificativas para isso.

Quem vende também deixa de ficar no prejuízo: uma pessoa que não está habituada a vender carros, mas precisa se desfazer do seu, pode não saber quanto pedir por ele.

Com a intenção de vendê-lo logo, é possível que essa pessoa peça um valor muito baixo e, com isso, tenha perda de dinheiro.

Acessando a tabela FIPE antes de estipular o preço pelo veículo, esse vendedor saberá quanto deve cobrar.


Passo a passo para consultar o preço do Corsa Classic na tabela FIPE

É possível consultar o prelo do Classic tanto pelo site, quanto o aplicativo da FIPE, que é encontrado nas duas principais lojas de aplicativo: a Apple Store e a Google Play Store.

Para baixá-lo, basta abrir a loja de app e escrever na busca “Tabela FIPE”; com o aplicativo aberto, faz-se o seguinte:

  • Seleciona-se “Consulta de carros e utilitários pequenos”;
  • Na “Pesquisa por código FIPE”, basta colocar o código específico do Corsa Classic, de acordo com as especificações do seu modelo;
  • Se a consulta for “Pesquisa comum”, é só selecionar o carro e clicar em “Pesquisar”.

Vários dados relacionados ao Corsa Classic serão mostrados, inclusive o código que é solicitado por quem faz a “Pesquisa por código FIPE”.

Desse modo, a pessoa já terá esse código e, assim, poderá escolher entre as duas pesquisas e não usar obrigatoriamente a comum.

A pesquisa explicada acima pode ser feita via navegador: basta acessar o site da FIPE clicando aqui.

Os procedimentos são iguais, mas o internauta encontra a opção “Consulta de carros e utilitários pequenos” no final da página. Depois de clicar nela, é só colocar informações do Corsa Classic.

Ressalta-se que a Tabela FIPE sofre atualizações e que, devido a esse aspecto, o usuário precisa ficar atento ao mês de referência.

Consulta tabela FIPE do Corsa Classic


Os valores apresentados pela Tabela FIPE são obrigatórios?

Pessoas que estão vendendo um Corsa Classic podem desejar cobrar um pouco mais por ele por causa de razões como melhoras nos bancos, valor sentimental, blindagem, conversão de combustível, etc.

Isso não é considerado ilegal: se o comprador estiver de acordo com o preço, o veículo pode ser vendido.

Todavia, as melhorias que justifiquem o preço mais alto do que a tabela FIPE indica devem ser comprovadas.

Além disso, é claro que muitos consumidores escolhem não fechar a venda e procuram por outras concessionárias ou vendedores que estejam cobrando algo mais equiparado àquilo que a tabela divulga.