Como participar de leilão de carros apreendidos pela Polícia Federal

Assim como o Detran, a Polícia Rodoviária Federal também apreende diariamente milhares de carros que estão circulando maneira irregular nas ruas. Os principais motivos que levam à retenção dos veículos são a falta de documentação, Licenciamento em atraso e más condições de manutenção. Após a apreensão, muitos proprietários não retornam para retirar os automóveis e simplesmente os abandonam, deixando os pátios da PRF lotados. Para liberar o espaço, a Polícia Federal realiza os leilões de carros apreendidos.

Como descobrir os leilões

As edições dos leilões acontecem em todos os estados do Brasil, com datas previamente agendadas para que os interessados possam se programar de maneira mais adequada. Esse cronograma completo é informado através do site da PRF.

Para encontrar leilões no seu estado, você precisa realizar os procedimentos a seguira:

1. Acesse o site da Polícia Federal pelo endereço www.prf.gov.br;


2. Na página inicial, localize o menu “Acesso à Informação” e clique em “Leilões”;

leilao-carros-policia-federal-menu

3. Escolha o estado que você deseja;

leilao-carros-policia-federal-estados

4. Se houver um leilão programado, você verá os editais com as informações do pregão e a lista de veículos que serão leiloados. Os automóveis têm valores abaixo da Tabela FIPE. Clique sobre eles para baixar os arquivos;

leilao-carros-policia-federal-edital

Como funciona

leilao-carros-policia-federal-participar

Os leilões da Polícia Federal são abertos a Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, porém, alguns lotes são exclusivos para quem possuir CNPJ. Em outros pregões, a PRF exige que os interessados façam um cadastro prévio. Veja o que você precisa fazer para participar:

1. Ler atentamente o edital com os veículos que serão disponibilizados para a venda.

2. Escolher a melhor maneira de participar, pois os leilões podem ser acompanhados de maneira presencial ou pela internet. No caso dos interessados em comparecer ao local leilão, os veículos ficam expostos nos endereços informados pela Polícia Federal. De acordo com especialistas o recomendado é ter algum tipo de conhecimento técnico e, se possível, levar um mecânico de confiança para saber se o automóvel está em boas condições de uso.

3. Nos leilões feitos pela internet, os usuários poderão ver e conhecer as especificações somente online, e qualquer dúvida deve ser esclarecida por esse meio. Em algumas exceções existe a possibilidade de conferir os automóveis nos pontos de exposição determinados pela PRF.

4. Por ser feito através do sistema de lances, o comprador que oferecer o maior lance leva o veículo. Já houve casos em que os lances começaram bem baixos, por um valor de R$ 250,00, tornando-se bastante atrativos.

Pagamento e transferência

Após confirmar a compra, o vencedor do leilão tem um prazo estabelecido no edital para efetuar o pagamento integral e levar o veículo adquirido. Caso o período para transferir o dinheiro ou para retirar o carro do pátio não for cumprido, o auto é colocado novamente em leilão.

O carro comprado é transferido para o novo dono sem nenhum tipo de pendência com a Justiça, pois todas serão resolvidas antes de serem entregues aos novos donos. Essa é uma das principais vantagens nesse tipo de negociação, ao lado dos preços mais atrativos.

Garantias

Além de muito seguro, o pregão promovido pela Polícia Federal também é bastante prático. Todas as possíveis pendências com relação a documentação podem ser resolvidas no momento da compra, sem grandes burocracias. Há vários relatos de pessoas que conseguiram realizar o sonho de ter um veículo em ótimas condições ao participar do leilão e comprar um auto por um valor bem abaixo do mercado.

Essas foram nossas recomendações sobre o leilão de carros da Polícia Federal. Se você gostou das dicas, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.