Como funciona a consulta à Tabela FIPE ES

Com o auxílio da tabela FIPE ES, fica bem mais fácil saber se a negociação com o vendedor de carros ou a concessionária está sendo justa, inclusive para veículos como motos ou caminhões.

Criada para ser um recurso para os cursos de Economia da USP, ela se universalizou pelo país e, inclusive, se ramificou em tabelas alternativas de preços de carros com base na FIPE original, como a Tabela iCarros, a tabela Webmotors, entre outras.

Neste artigo você poderá verificar como funciona a consulta à tabela FIPE no Espírito Santo.

Confira as orientações e tenha uma boa leitura!


Como funciona a consulta à Tabela FIPE ES


Os preços da tabela FIPE ES são confiáveis?

A consulta da tabela FIPE ES é a forma mais popular que os brasileiros têm de confirmar o valor real de um veículo.

De fato, tanto os compradores quanto os compradores a usam como referência, inclusive quando se faz a troca de veículos.

As informações que constam na tabela da FIPE são confirmadas pelos seus funcionários com bastante critério.

Estes ficam atentos a todas as variações de preço feitas pelas montadoras e mesmo pelas lojas de veículos: assim, logo que a média de preço de uma moto muda, por exemplo, realiza-se a atualização na tabela.

Como qualquer valorização ou desvalorização de moeda pode fazer com que os preços dos veículos mudem, a tabela FIPE tem meses de referência.

Cada vez que se faz a consulta, deve-se procurar pelo mês de referência para saber se aquele preço praticado é atual ou não.


Consulta da tabela FIPE ES alternativa

A consulta da tabela FIPE ES, na verdade, só é possível por causa da existência das suas variações: a tabela publicada pelo site iCarros e a disponibilizada pelo site Webmotors.

Primeiramente, cabe dizer que a tabela oficial é a FIPE, e que as outras duas são apenas “melhorias”.

De fato, não dá para consultar o valor de nenhum veículo especificamente no Espírito Santo usando a tabela FIPE original: ela não permite a escolha de região, mostrando as cotações vigentes em escala nacional.

Já os sites iCarros e Webmotors tornam possível consultar a tabela FIPE ES, tendo as mesmas informações relacionadas a qualquer outra UF.


Como fazer a consulta da tabela FIPE ES iCarros

Para a realização da consulta da tabela FIPE ES, com informações sobre preços voltadas apenas para esse Estado, pode-se acessar o iCarros:

  • Clique no tipo de veículo a ser consultado: moto, carros ou caminhões;
  • Forneça as informações sobre o veículo;
  • Selecione “Espírito Santo” no campo adequado;
  • Clique em “Avaliar”.

Como fazer a consulta à tabela FIPE ES Webmotors

Quem deseja conhecer também a tabela FIPE encontrada no site Webmotors tem de clicar aqui e inserir as mesmas informações do veículo.

Todavia, a tabela FIPE ES Webmotors requisita um endereço de e-mail para que seja feito o envio do resultado.


Como fazer a consulta à tabela FIPE original

A consulta da tabela FIPE original pode ser efetuada no site da fundação ou no seu aplicativo para IOS e Android; para as duas plataformas, usam-se os mesmos comandos, que são:

  • Abra o site aqui (se quiser consultar usando o app, abra-o também);
  • Determine de qual veículo quer saber o preço;
  • Use os filtros da FIPE para fornecer as características;
  • Clique em “Pesquisas”.

É possível negociar um veículo por um valor diferente da tabela FIPE ES?

Quem usa a tabela FIPE ES têm liberdade para cotar o veículo de forma diferente, se considerarem que o preço publicado não é justo.

Aliás, pessoas que vendem um veículo usado, mas que passou por reformas e recebeu itens opcionais, costumam cobrar um pouco mais quando decidem vendê-lo.

O fato de alguém vender um veículo por preço acima ou abaixo da tabela FIPE ES não é razão para desistir do negócio por causa de suspeitas.

Porém, como existem pessoas mal-intencionadas, é recomendado perguntar bastante sobre a razão de o preço ser aquele.

Conhecer as características do veículo é fundamental

É indicado também conhecer um pouco sobre a versão de fábrica daquele veículo, o que vai ajudar a perceber se existem mesmo itens opcionais.

Por exemplo: quem está adquirindo uma moto Yamaha de determinado modelo deve entrar no site da montadora e procurar pelas características de fábrica.

Assim, avaliando a moto que está precificada acima da tabela FIPE ES, esse potencial comprador confirmará se o valor se justifica ou não.


A Tabela FIPE é referência na negociação de veículos

A Tabela FIPE é referência na negociação de veículos

Para os vendedores de qualquer veículo, a dica é evitar distanciar-se da tabela FIPE ES.

Os consumidores estão ficando mais familiarizados com suas referências, e a preferência é pelos estabelecimentos que colocam os preços indicados por ela.

No caso de ser preciso precificar o veículo de modo mais alto, deve haver justificativa adequada.

Vale lembrar que os veículos que estão custando mais caro do que a FIPE recomenda podem demorar um tempo maior para ser vendidos, exatamente por causa do maior conhecimento que os consumidores têm sobre a tabela.