Consulte os procedimentos para consultar a tabela FIPE caminhões
Nem sempre as pessoas que vendem ou que compram um caminhão estão atualizadas a respeito de quanto ele deve custar.
É por causa dessa falta de informação que, muitas vezes, a venda ou a compra desse veículo fica mais difícil e inúmeros indivíduos acabam tendo prejuízo.
Todo esse quadro é solucionado quando se consulta a tabela FIPE, que já tem os seus valores atualizados.
Acessando gratuitamente essa tabela, todas as pessoas que estão vendendo ou comprando saberão os valores mais justos para o caminhão e os negócios se tornam bem mais simples.
Como funciona a tabela FIPE de caminhões
A tabela FIPE é uma ferramenta de informação financeira desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Atualizada anualmente, ela mostra os preços mais adequados a cada veículo, levando em consideração há quanto tempo ele foi fabricado, quais são as suas características e muito mais.
Além da atualização anual obrigatória, existe a possibilidade de a FIPE ser atualizada mais vezes. Isso é feito se há alguma alteração muito significativa na economia e, consequentemente, no mercado automotivo.
Como a consulta de caminhões na tabela FIPE é benéfica para uma negociação?
Quem está precisando vender um caminhão usado, muitas vezes, pode não pensar tanto no valor que está pedindo, desde que ele cubra o desejado.
O mesmo vale para quem está comprando um caminhão: se o valor for atrativo, as pessoas acabam nem realizando pesquisas. Tudo isso é bastante perigoso tanto do ponto de vista do gasto excessivo (que pode acontecer) quanto da segurança.
Se o dono do caminhão usado vende-o por um valor mais baixo do que seria adequado, ele não ganhará tanto dinheiro quanto poderia. Se o valor pedido está muito acima do que é justo, entretanto, a veda fica “encalhada”.
Pensando na perspectiva do comprador do caminhão usado, ele pode ter um prejuízo alto se compra o veículo por um preço muito maior do que seria correto.
Porém, pesquisar a tabela FIPE também protege esse comprador de fraudes: se o caminhão está sendo oferecido por um preço significativamente menor do que a tabela indica, ele pode ser roubado ou ter algum defeito sério que o desvalorize e que não está sendo contado pelo vendedor.
Passo a passo para consultar caminhões usados na tabela FIPE
Qualquer pessoa pode fazer a consulta da tabela FIPE de graça e quando quiser. Para isso, ela terá de acessar o site da FIPE e seguir as orientações a seguir:
- Ir até o final da página e clicar em “Consulta de caminhões e micro-ônibus”;
- Se a pesquisa for pelo código FIPE, é só selecionar essa opção e inserir o código;
- Para quem quer fazer a pesquisa comum, basta fornecer dados básicos do caminhão e selecionar o ano de referência.
Além de usar o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, dá para fazer a consulta dos caminhões usados pelo aplicativo, que está à disposição na Apple Store e na Google Play Store gratuitamente.
Porém, o internauta deve ter a precaução de só fazer o download nesses dois lugares e de confirmar o nome do app: Tabela FIPE – Preço Médio de Veículos.
É a própria fundação a desenvolvedora do aplicativo e é altamente perigoso instalá-lo se outro desenvolvedor for indicado. Em situação assim, é melhor ir ao site da FIPE e procurar pelo hiperlink das lojas digitais autorizadas.
Todas as negociações devem respeitar os valores da FIPE?
Como o nome do app diz, trata-se apenas dos “preços médios”, ou seja, o que a tabela indica não é uma regra imutável.
Existem alguns casos nos quais os caminhões podem ser vendidos por um preço superior: geralmente, isso acontece quando houve uma restauração do veículo, quando ele tem baixa quilometragem ou coisas semelhantes.
Se o comprador notar que o valor pedido está acima da tabela FIPE, é um direito seu perguntar ao vendedor a razão disso. Se ele disser que isso é justificado por reformas no caminhão, troca de peças, etc., é possível perguntar se há nota fiscal disso ou algum comprovante dessas melhorias.
No caso de o vendedor não conseguir comprovar a razão para vender o veículo acima da tabela FIPE, o consumidor tem o direito de não efetivar a compra.
Atenção ao ano da tabela FIPE
A economia pode passar por alterações bem importantes em apenas um ano e isso fará com que os caminhões usados sejam valorizados ou desvalorizados.
Devido a isso, o comprador ou vendedor sempre deve ficar atento se está consultando a tabela FIPE do ano certo.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas costuma fazer a sua atualização no começo do ano e, se houver dúvidas, dá para usar os canais de atendimento do site para confirmar se está atualizada.