Você precisa consultar os valores na tabela FIPE Voyage? Confira as orientações e saiba como fazer a pesquisa do jeito certo
Fabricado pela Volkswagen, o automóvel Voyage é um sedã que está dentre os preferidos dos consumidores.
A sua primeira montagem aconteceu entre 1981 e 1996 e, doze anos depois, a empresa criou a segunda geração, que está sendo vendida até hoje, sempre com a adição de alguma melhoria.
Se você tem um Voyage para vender ou está em busca de um veículo desse modelo, informe-se agora como usar a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Como funciona a tabela FIPE Voyage
A tabela FIPE é um grande banco de dados onde o preço médio do Voyage e de outros veículos pode ser visto gratuitamente.
Para fornecer os valores corretos sempre, a fundação acompanha as mudanças de preço dos veículos em todo o Brasil e com regularidade.
Essa apuração funciona da seguinte forma:
- A equipe da FIPE entra em contato com os vendedores do carro em determinada região;
- Todos os preços são registrados e os que se destacam por serem muito mais baixos ou muito mais altos são excluídos por não registrarem a realidade;
- É feita uma média usando os valores que sobram e eles são inseridos no site da FIPE para a consulta dos consumidores.
Como são determinados os valores da tabela FIPE?
As montadoras podem estipular o valor para os seus veículos de acordo com muitos critérios, inclusive:
- O preço do combustível que o seu motor aceita;
- O seu tamanho;
- A localidade onde ele será vendido;
- Seus adicionais: o Voyage, por exemplo, pode custar quase R$ 41.000,00 devido aos ótimos recursos de potência e no campo tecnológico.
O panorama que a tabela FIPE permite ajuda muito a quem acompanha a economia e as suas mudanças, mas principalmente ajuda ao consumidor.
Saber qual é o preço justo pelas versões do Voyage não é fácil e, infelizmente, os compradores podem encontrar pessoas que cobram muito mais do que o veículo realmente vale.
Vantagens da tabela FIPE
Conhecendo a tabela, porém, os riscos de ser enganado em uma compra de carro baixam bastante.
Inclusive, o consumidor ganha bons argumentos caso queira pedir ao vendedor um desconto: ele pode mencionar que a tabela FIPE indica um preço menor naquele Estado e usar esse dado para negociar.
As empresas também ganham quando ficam informadas sobre essa tabela, em especial quem não é um vendedor profissional, mas está precisando se desfazer do seu Voyage.
Da mesma maneira que a FIPE mostra qual é o preço justo para o veículo, ela também mostra ao vendedor por quanto ele deve anunciar.
Com relação às concessionárias, elas têm maior obrigação de estar em conformidade com a tabela.
É verdade que pode haver divergência de preços, mas o ideal é que essa divergência seja pouca porque isso diminui as possibilidades da venda.
Já os proprietários do Voyage que querem passá-lo à frente costumam ter mais liberdade para afixar o preço.
Mesmo assim, os riscos de o veículo não ser vendido são grandes, a menos que o eventual comprador não esteja familiarizado com os dados da FIPE.
Como consultar a tabela FIPE do Voyage
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas disponibiliza a sua tabela oficial em duas versões: pelo aplicativo (que serve para os dispositivos Apple e Android) e pelo seu site.
O consumidor poderá consultar essa tabela de maneira igual em qualquer uma das suas versões:
- Clicando em “Consulta de carros e utilitários pequenos”;
- Selecionando o tipo de pesquisa: por meio do código FIPE ou pelas características do carro;
- Para pesquisa comum, basta o consumidor escolher “Volkswagen” e depois colocar os dados do Voyage
O download do aplicativo é gratuito e basta abrir a Apple Store ou a Google Play Store e buscar por FIPE.
Logo na tela inicial do app, o consumidor verá os diferentes tipos de consulta de preço.
Para consultar usando o site oficial da FIPE, clica-se aqui. Basta seguir as orientações pontuadas acima.
Como os dados da FIPE podem ajudar na compra e venda do Voyage
Ao saber quanto a tabela especifica de preço para o Voyage, o vendedor tem a possibilidade de colocar o preço um pouco mais baixo e usar isso para convencer o comprador, pois ele estará pagando menos que o preço oficial.
É claro, contudo, que não se deve abaixar tanto o valor porque isso vai resvalar em prejuízo.
O comprador que deseja ficar com um Voyage que está acima da tabela FIPE pode dizer ao vendedor que compra o veículo se o preço for nivelado ao oficial.
Até as lojas de carro concorrentes podem melhorar suas ofertas desse veículo: se uma delas sabe que a outra está cobrando mais do que a FIPE divulga, pode utilizar isso em seu Marketing.