Confira o passo a passo e veja como funciona a consulta da Tabela FIPE UOL
Os carros, sejam novos ou usados, têm parâmetros para ser comprados ou vendidos e o banco de dados mais confiável para consultá-los é a tabela FIPE.
Ela é utilizada até como uma forma de propaganda por diversas concessionárias: garantindo que ela paga o valor que essa tabela estipula, instiga o proprietário a vender seu usado.
Apesar de ser um termo comum no mercado automobilístico, são muitas as pessoas que não têm o entendimento correto do que a tabela FIPE é e para que serve.
Aqui, você saberá todas essas coisas e também como consultá-la no site UOL.
Como funciona a Tabela FIPE UOL
Cabe explicar o que é a tabela FIPE; ela se chama assim por causa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que a faz.
A sua principal função é dar aos vendedores um “preço justo” para a venda dos veículos: pode-se pensar que cobrar muito por um carro é uma ótima opção para a concessionária porque ela ganhará mais, mas é exatamente o contrário: se o valor publicado é muito alto, torna-se mais difícil de vender.
Por outro lado, essa tabela também é excelente para as pessoas que vão fazer compra de carro: é mais difícil de elas serem alvo de fraudes porque estão conscientes de quanto aquele veículo vale oficialmente.
Com relação à tabela disponibilizada pelo site UOL, ela não é diferente daquela feita pela FIPE: uma pessoa que faz a consulta de um mesmo veículo nas duas tabelas tem de visualizar o mesmo valor.
A razão da existência da tabela FIPE UOL é somente dar aos internautas mais um canal para a sua consulta.
Passo a passo para consultar preços de veículos na tabela FIPE UOL
Para fazer a consulta de qualquer carro, basta acessar aqui e fazer o seguinte:
- Colocar a categoria e o modelo do carro;
- Fornecer a marca e o ano;
- Clicar no interesse: se a pessoa quer comprar um veículo, vende-lo ou apenas fazer uma pesquisa.
O usuário da tabela do site UOL pode consultar o valor dos veículos quantas vezes desejar e para vários carros diferentes. Isso ajuda muito quem está comparando valores para decidir qual é o novo modelo que vale mais a pena. Para consultar a tabela oficial da FIPE, é só:
- Descer até “Consulta de carros e utilitários pequenos”;
- Escolher qual é a forma de pesquisa (usando o código ou as informações do veículo);
- Preencher tudo o que a FIPE solicitar.
Existe a obrigatoriedade de seguir os preços de carro da tabela FIPE UOL?
Nenhum vendedor tem de colocar exatamente o valor que a tabela da UOL assinala; afinal, a fundação FIPE realiza apenas pesquisas econômicas, ou seja, ela indica quais são os preços que costumam ser cobrados por cada veículo e reproduz isso.
Entretanto, é muito importante saber que essa tabela é cada vez mais acessada pelos consumidores: eles sabem quando se trata de um preço abusivo ou não.
Pela não obrigatoriedade, é comum ver carros novos ou usados que estejam ligeiramente acima ou abaixo desse índice e isso é considerado comum: a desconfiança deve surgir quando a diferença é alta demais.
Os Preços de carro na tabela FIPE UOL são confiáveis?
Certos consumidores podem achar que a tabela publicada pela UOL não é tão confiável quanto aquela que fica no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Isso é unicamente uma lenda: pode-se confiar totalmente na tabela que o site publica, desde que o indivíduo se certifique de que se trata de uma tabela atualizada.
Por causa das variações da Economia, é normal que os carros novos e usados sejam valorizados ou desvalorizados e tudo isso tem influência sobre a tabela. Devido a isso, o consumidor ou vendedor sempre deve conferir se aquela que está vendo é a do ano em vigência.
É por isso que atentar bem para o ano da tabela que se consulta é tão importante, além de não confiar em sites que garantam que fornecem a consulta de valores: somente sites grandes, como o UOL e o da própria FIPE, devem ser usados.
Preço de carros na tabela FIPE UOL: avarias são consideradas?
Quando a tabela define o valor de um carro usado, ela não analisa as avarias específicas que ele pode ter sofrido.
O que é usado no cálculo é a passagem de tempo (há quanto tempo aquele modelo foi lançado), o custo da sua eventual manutenção e a sua potência.
Por isso, quem está vendendo um carro usado deve mantê-lo em bom estado de conservação para que o valor da tabela UOL FIPE realmente seja justo.
Quem está comprando um veículo usado e se depara com consertos a ser feitos também pode usar isso para deixar o valor do veículo mais baixo que a tabela FIPE, o que o vendedor pode aceitar ou não.