Como consultar a Tabela FIPE de motos

Você está querendo comprar uma moto, mas não tem certeza se o vendedor está pedindo um preço justo por ela? Não precisa se preocupar. Muitas pessoas têm a mesma dúvida que você, e utilizam a Tabela FIPE de motos para fazer uma consulta rápida e solucionar esse problema. Com ela você pode comparar os valores médios de acordo com a marca, o modelo e ano de fabricação.


Se você nunca usou a tabela da FIPE para fazer uma pesquisa, então confira o nosso artigo até o final. Nós vamos te ensinar a descobrir o valor de qualquer motocicleta fabricada a partir de 1985. Assim você pode ficar mais seguro quando for negociar a compra ou a venda do seu bem.

Como funciona a tabela

A função da Tabela FIPE é de apresentar os preços médios de veículos, motos e caminhões no mercado brasileiro. Vale lembrar que não se trata de um valor exato, mas sim de uma referência para compradores e vendedores.

Quando você estiver participando de uma negociação, é preciso levar em conta fatores como a conservação, a cor, os acessórios e a região em que a moto ou o veículo estão registrados.

Como o valor é calculado

Os índices apresentados pela FIPE são atualizados mensalmente a partir de pesquisas realizadas em 24 estados brasileiros. Após reunir os valores de cada uma das regiões, os especialistas calculam o valor médio das motos e renovam as informações da tabela.

Como consultar

tabela-fipe-motos

Para obter um resultado mais fiel ao preço da moto que você deseja consultar, tenha em mãos os dados principais da moto, principalmente o modelo exato.

1. Acesse o site oficial da FIPE pelo endereço www.fipe.org.br;

2. Na página inicial, clique no botão “Índices e Indicadores” e depois em “Preço médio de veículos”;

fipe-preco-veiculos

3. Selecione a opção “Consulta de Motos” com pesquisa comum;

tabela-fipe-motos-consulta

4. Escolha o período de referência que você quer consultar;

consultar-corsa-tabela-fipe-mes-referencia

5. Agora escolha as características da moto (marca, modelo e ano) e clique em “Pesquisar”;

consulta-tabela-fipe-online

6. Com a pesquisa concluída, você terá o valor de referência da moto consultada.

tabela-fipe-motos-resultado

Essas foram as informações para você aprender a consulta a Tabela FIPE de motos. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.