Como consultar a Tabela FIPE de caminhões

Quer saber o quanto vale seu caminhão para realizar uma venda? Sofreu algum acidente com o veículo e precisa calcular a indenização que será paga pela seguradora? Ou então, quer saber se desvalorizou seu bem durante os anos de uso? A resposta está aqui! Não se sinta perdido, aprenda como consultar a tabela FIPE de caminhões e acabe com a sua dor de cabeça.


Como funciona

A tabela FIPE online é a principal referência de valores de veículos no Brasil. Ao acessar o serviço, você pode verificar o valor de caminhões, carros, motos e micro-ônibus fabricados a partir de 1985. Para consultar, você só precisa preencher alguns campos como marca, modelo e ano do veículo. Automaticamente irá aparecer o preço médio do veículo desejado.

As quantias exibidas pela FIPE são atualizadas mensalmente para que se mantenham de acordo com o valor do mercado. É preciso entender que trata-se apenas de uma amostragem, e não do valor exato do automóvel. Diversos fatores podem influenciar na valorização ou na desvalorização de um carro, como o estado de conservação, acessórios, cor, região do país, entre outros.

Como o valor é calculado

A Tabela FIPE tem como objetivo principal mostrar os valores que os veículos estão cotados no mercado nacional.  O valor médio é dado por profissionais especializados na área, que avaliam a situação atual do mercado para sugerir tais valores. O critério da FIPE cita marca, modelo, versão e ano do carro, desde veículos de montadores mais populares a fábricas de veículos importados.

Como usar

tabela-fipe-caminhoes-consultar

Até aqui tudo bem, mas agora você deve estar na duvida de como realizar sua pesquisa, correto? Você vai ver que é bastante simples. Confira a seguir um passo a passo que criamos para você poder consultar os valores de caminhões:

1. Acesse o site oficial da FIPE pelo endereço www.fipe.org.br;

2. Clique na aba ”Índices e Indicadores” e em seguida escolha a opção “Preço Médio de Veículos”;

fipe-preco-veiculos

3. Haverá uma variação de acordo com o objetivo de cada pessoa, como a consulta de preço de carros, caminhonete e moto. Escolha a opção ‘’Consulta de Caminhões e Micro-Ônibus”;

tabela-fipe-caminhoes-consulta

4. Aparecerá o seguinte quadro para ser preenchido e então, escolha qual o período que você quer ter como referência para sua análise;

tabela-fipe-caminhoes-periodo

5. Neste momento são requeridas algumas informações que você deverá ter em mãos: a marca do caminhão, o modelo e o ano;

tabela-fipe-caminhoes-modelo

*Haverá também a opção para digitar a informação no campo ‘’busca’’ dentro de cada opção do formulário da pesquisa, caso não esteja encontrando as opções que busca.

6. Após clicar em “Consultar”, você verá a tabela com um compilado dos dados que você inseriu e o valor médio final do caminhão pesquisado. Para fazer comparação e calcular uma variante, é só brincar com os anos do mesmo modelo!

tabela-fipe-caminhoes-resultado
Dica esperta: se for possível, faça a consulta com o documento do caminhão em mãos para ter um valor mais próximo do real. Em muitos casos há vários modelos que são especificados no documento. Mas caso não o tenha, não há problemas também.

Essas foram as informações para você aprender a consultar a Tabela FIPE de caminhões. Se elas foram úteis para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.