Como Funciona o Seguro de Carro para Pessoas com Deficiência (PCD)

O seguro de carros para pessoas com deficiência (PCD) é uma categoria especial de seguro, que inclui todas as especificidades de um automóvel para portadores de necessidades. Os equipamentos especiais são frequentemente uma realidade dos veículos dessas pessoas.


É por isso que a contratação de um seguro específico é necessária. Os profissionais da área devem ter uma preparação completa para lidar com portadores de necessidades especiais na hora de fazer um seguro.

Os impostos, por exemplo, são isentos quando há a compra de um carro para deficiente. Este aspecto acaba por influenciar diretamente a contratação do seguro, bem como os valores pagos.


Diferenças do seguro de carro para PCD em relação ao seguro tradicional

Em um seguro tradicional, existem algumas informações que não precisam ser registradas. Quando se trata de um carro para motorista deficiente, a seguradora precisa ser informada das adaptações para necessidades especiais.

Os equipamentos que permitem realizar a direção também devem ser mencionados. Em muitos casos, é necessários fazer uma cobertura personalizada para cobrir esse tipo de instalação.

Em um seguro tradicional, todos os carros de um modelo são praticamente iguais. Você não precisa levar particularidades em consideração.

Quando o veículo não é adaptado, o segurado recebe o valor total do carro em casos de perda total. O mesmo não ocorre com veículo para deficientes, pois não há o pagamento de impostos na compra.


Empresas que oferecem seguro de carro adaptado para PCD

Como Funciona o Seguro de Carro para Pessoas com Deficiência (PCD)

Algumas empresas são conhecidas por oferecer um serviço adaptado a pessoas com deficiência. Elas fornecem um seguro personalizado para atender todas as demandas de uma pessoa com necessidades especiais.

Você deve consultar os planos das empresas para checar as condições de contratação. Essas condições podem mudar dependendo da marca que você escolher.

A Porto Seguro, por exemplo, é a empresa mais conhecida que fornece esses serviços. Ainda há a Azul Seguros, a Maior Seguros e a Bidu Corretora de Seguros.

Essas companhias lideram o ranking de melhores contratações para pessoas com deficiências, portanto, você não deve deixar de checar os serviços oferecidos por elas.


Principais coberturas do seguro de carro para pessoa com deficiência

As coberturas de seguros para pessoas com deficiência podem variar de acordo com a empresa escolhida. Muitas delas possuem planos exclusivos para atender portadores de necessidades especiais.

Em termos mais simples, os seguros devem atender tudo que é atendido em casos de carros normais, como cobertura de incêndios, acidentes, roubos, indenização pela Tabela FIPE, entre outros detalhes. A assistência técnica e o guincho também são garantidos no caso de carros adaptados.

Eventuais acidentes que possam comprometer peças específicas para auxiliar deficientes também são considerados. A cobertura dos danos ao equipamento especial é um item que não está incluso nos contratos para carros não adaptados.


O que um carro adaptado para PCD precisa ter?

Equipamentos automatizados são as principais necessidades de portadores de condições especiais. O câmbio automático e a direção hidráulica são líderes em vendas na linha de carros para PCD.

Algumas adaptações podem ser necessárias, principalmente no caso de deficientes físicos. Para esses, os equipamentos especiais variam de acordo com a deficiência e com a incapacidade de mobilidade (se houver).

Os carros ainda precisam de uma carteirinha para estacionamento em vias, locais públicos e instalações particulares. Esse é um requisito necessário para dar direito ao motorista parar o veículo nas vagas especiais.


Isenção de impostos para PCD

A isenção de impostos é uma realidade para pessoas com deficiência. No entanto, para garantir esse direito, você precisará de um laudo médico comprovando a sua condiçãi. É necessário, também, um laudo de condutor para atestar a deficiência e a capacidade de condução.

Depois, você precisa obter uma CNH com indicações de necessidades especiais. Com os documentos em mãos, o próximo passo é procurar a Receita Federal para solicitar a isenção.

O benefício está programado para pessoas com deficiências físicas, como cadeirantes e vítimas de amputações, além de autistas. Deficiências visuais também se enquadram na categoria.

Você acabou de conferir informações sobre seguro de carro para PCD. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.