Como consultar a tabela FIPE oficial 2017

Você sabe como funciona a Tabela FIPE oficial? Todas as pessoas que já negociaram ou estão querendo negociar um carro, uma moto ou um caminhão já ouviram falar sobre essa tabela. Ela é a fonte mais confiável para se obter uma referência de preço na hora de comprar ou vender um veículo, seja ele novo ou usado.


Se você está pensando em trocar de carro, é muito importante entender como ela funciona e como são calculados os valores dos veículos exibidos pela Tabela FIPE.

Como funciona

Tabela FIPE

Se você quer saber quanto vale um veículo novo ou usado, ou ainda se você desejar verificar se houve uma grande desvalorização do seu carro, é através da FIPE que você terá o valor base.

Mensalmente o órgão realiza pesquisas baseadas em elementos da economia brasileira para calcular os preços dos veículos.

O resultado desse trabalho intenso é uma tabela atualizada mensalmente com os indicadores de automóveis, motos, caminhões e micro-ônibus.

Além de exibir o índice médio de preços dos veículos fabricados no Brasil a partir de 1985, é através dela que as seguradoras calculam o valor da indenização destinado aos clientes.

Os valores praticados no mercado variam de acordo com a região, conservação, cor, ou qualquer outra condição que possa influenciar na hora da compra e venda de um veículo.

Como consultar

Consultar a Tabela FIPE oficial 2017 é muito fácil. Em poucos passos você seleciona o modelo desejado e descobre o valor do veículo. A partir de agora nós vamos ensinar com fazer a consulta através de um passo-a-passo simples e prático. Se for possível, tenha o documento do automóvel em mãos para obter um resultado mais fiel.

1. Acesse o site www.fipe.org.br e clique no botão “Índices e Indicadores”;

tabela-fipe-indices-indicadores

2. Role até em baixo a barra de rolagem e clique em “Preço médio de veículos”;

tabela-fipe-precos-veiculos

3. Escolha a opção que você deseja pesquisar entre “Carros e Utilitários Pequenos, Caminhões e Micro-ônibus ou Motos”;

tabela-fipe-opcoes

4. Selecione o mês de referência para a sua pesquisa;

consultar-corsa-tabela-fipe-mes-referencia

5. Siga as orientações selecionando marca, modelo e ano do veículo desejado e clique em “Pesquisar”;

tabela-fipe-veiculos

6. Você verá nos resultados de sua pesquisa o valor de referência do automóvel na parte inferior da tabela contendo os dados de seu veículo.

tabela-fipe-resultado

O que você precisa saber

Vale lembrar que a FIPE não faz o cálculo de itens e acessórios que o proprietário do veículo tenha instalado, como som, rodas, faróis e lanternas especiais, ar condicionado, travas elétricas, entre outros. O índice exibido no resultado corresponde às condições do automóvel da forma como ele saiu da fábrica.

Além disso, por se tratar de uma referência, não quer dizer que você vá fechar negócio pelo preço exato exibido na tabela. As condições mecânicas e estéticas do carro, bem como a situação dos documentos, pode provocar acréscimo ou decréscimo no valor final.

Se essa informação sobre a consulta da Tabela FIPE foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. Caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.