Como consultar a Tabela FIPE de carros

Se você está pensando em comprar ou vender um veículo, não faça nada antes de consultar a Tabela FIPE. Aqui no Brasil, é através do cálculo estabelecido pela FIPE que podemos conhecer o valor de mercado dos automóveis para iniciar uma negociação.


E ainda tem mais: em casos de acidentes com características de “perda total”, o índice informado na tabela determina o valor que a seguradora pagará pelo seu veículo. Por isso, é fundamental que você saiba como consultar a Tabela FIPE de carros. Fique conosco até o final deste texto, pois vamos explicar tudo que você precisa saber para aprender a usar a tabela do jeito certo.

tabela-fipe-carros

O que é a FIPE?

Por que FIPE? Esse nome vem da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é originária da Universidade de São Paulo (FEA – USP) em 1973 e atualmente se trata de uma entidade privada e sem fins lucrativos.

Como funciona a tabela FIPE?

A tabela produzida pela FIPE se trata de uma ferramenta essencial para que você consiga acessar o preço médio dos mais diversos veículos para calcular o valor de reembolso de seguros, compra e troca de carros. São disponibilizados os valores dos modelos zero-quilômetro e usados a partir do ano de 1985. Para manter os valores sempre corretos, mensalmente há uma atualização dos índices apresentados na tabela.

Para verificação de variação de preço

Caso queira conferir se houve uma desvalorização do seu carro, é importante esclarecer que os modelos considerados “zero-quilômetro” já apresentam uma queda no seu valor de mercado após serem retirados da loja.

Como fazer a consulta

Confira o nosso passo-a-passo e aprenda a consultar a Tabela FIPE de carros.

1. Acesse o site oficial da FIPE no endereço www.fipe.org.br, clique na aba a “Índices e Indicadores” e depois escolha a opção “Preço médio de veículos”;

fipe-preco-veiculos

2. Agora a escolha a opção “Consulta de carro e utilitários pequenos” e clique em “Pesquisa comum”;

tabela-fipe-carros

3. Escolha o mês de referência;

tabela-fipe-referencia

4. Digite ou selecione Marca, Modelo e o ano do veículo e clique em “Pesquisar”;

tabela-fipe-carros-como-funciona

5. Por fim, você verá a tabela com o valor de referência do automóvel.

tabela-fipe-carros-resultado

Viu como é simples? Se essa informação sobre a Tabela FIPE de carros foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.